Izídio Izídio

Imprensa

05-Fev-2018 15:18 - Atualizado em 07/02/2018 15:38
CADASTRO MÓVEL

Ônibus da biometria atende em shopping da zona norte até sexta

, JSC
Para o cadastramento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência em nome do eleitor com no máximo três meses de emissão e, se tiver, o título eleitoralJSC
O ônibus da biometria atende a partir desta segunda-feira (05) no estacionamento do shopping Cidade Sorocaba, na zona norte, onde segue até sexta-feira. A unidade móvel ficará no estacionamento com entrada pela rua Atanázio Soares, no número 3380, no Jardim Maria Eugênia. O atendimento será das 10h às 18h30.

A capacidade da unidade é para fazer 400 cadastros por dia e o chefe da 343ª Zona Eleitoral (ZE), João Lima, destaca que são distribuídas senhas para os eleitores. As senhas, porém, afirma Lima, se esgotam rapidamente por conta da alta procura pelo serviço.

De acordo com Lima, a recomendação para quem precisa fazer o cadastramento biométrico -- que será obrigatório nas eleições de outubro -- é chegar cedo ao local para conseguir uma senha. "Nós adotados esse método para que a pessoa possa voltar para a casa e depois retornar para ser atendida, sem ficar muito tempo na fila", afirma. Para o atendimento no ônibus não é possível fazer o agendamento pelo site.

Para o cadastramento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência em nome do eleitor com no máximo três meses de emissão e, se tiver, o título eleitoral. Mais informações podem ser obtidas no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE): http://www.tre-sp.jus.br.

Outras opções para o cadastro

Além do posto itinerante, o eleitor também pode se dirigir ao Poupatempo, que tem capacidade para realizar 300 cadastramentos biométricos por dia. O atendimento no local também é por ordem de chegada e distribuição de senhas. Já no posto especial instalado no shopping Iguatemi Esplanada desde maio do ano passado, até duas mil pessoas podem ser atendidas diariamente e é possível fazer o agendamento através do site www.tre-sp.jus.br. No Cartório Eleitoral localizado no bairro Mangal são feitos mil cadastramentos por dia e é recomendável que o eleitor agende o horário.

Desde o último dia 1º, a Casa do Cidadão Jardim Ipiranga também funciona como um novo posto para cadastro da biometria para os sorocabanos. São dois guichês para o cadastramento biométrico. Funcionários do cartório da 271ª Zona Eleitoral de Sorocaba farão o atendimento ao público e a previsão inicial é de que sejam atendidas, em média, 60 pessoas por dia. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Serão distribuídas 60 senhas a partir das 9h. A unidade está localizada na rua Estado de Israel, 424.

Prazos

Até o dia 23 de março, quando será encerrado o cadastramento biométrico, o ônibus circulará pelos bairros mais distantes da cidade e o atendimento é destinado somente ao eleitorado sorocabano. O cronograma será divulgado semanalmente. Eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora devem fazer o cadastramento na 294ª ZE, e os de Votorantim na 220ª ZE. Eleitores dessas ZEs também são atendidos no posto especial do shopping Iguatemi Esplanada.

Jornal Cruzeiro do Sul
Deixe seu Recado