Imprensa

14-Fev-2017 15:29 - Atualizado em 14/02/2017 15:41
Saúde

Emendas para a construção do Hospital Público Municipal são mantidas

Imprensa,
Durante nosso mandado, fiscalizamos o andamento da construção do Hospital Municipal (foto: Foguinho / Imprensa SMetal)
Hoje tive a boa notícia que Câmara de Vereadores derrubou veto do ex-prefeito Pannunzio a duas emendas que fiz no ano passado. Essas emendas destinam R$ 1 milhão para construção do Hospital Público Municipal, uma luta do nosso mandato desde 2011.

É uma necessidade urgente para cidade, que tanto padece dos problemas no setor. Ao longo de dois mandatos, atuamos firmemente cobrando e propondo ações que, de fato, trouxessem melhorias para os cidadãos sorocabanos

Nossa luta em prol do hospital não termina com o mandato. Vamos acompanhar de perto essa situação e pleitear a aplicação das emendas.

Relembre a trajetória em prol do Hospital Público Municipal

  • A necessidade de um hospital municipal foi questionada pela primeira vez pelo vereador Izídio de Brito (PT) em maio de 2011, através de requerimento. Em seguida, em junho do mesmo ano, a proposta também foi aprovada na Conferência Municipal de Saúde.
  • Com a recusa do então prefeito Vitor Lippi (PSDB) ao projeto, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) organizou uma campanha em prol do hospital, que contou com o apoio de dezenas de entidades, sindicatos e associações, responsáveis pela coleta das mais de 26 mil assinaturas.
  • Após a apresentação da proposta, o Hospital Municipal foi incluído no Orçamento 2013, através da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias, apresentada pelo vereador Izídio e aprovada em plenário.
  • O projeto foi vetado por Pannunzio. Os vereadores derrubaram o veto, mas a Prefeitura ingressou na Justiça com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), acatada em seu favor.
  • Durante a campanha eleitoral, em 2012, Pannunzio prometeu a construção do hospital na Zona Norte para meados de 2016, mas área comprada por cerca de R$ 15 milhões ficou abandonada e hoje abriga alguns serviços de saúde, sem, no entanto, ser concretizada a construção do Hospital Municipal de Sorocaba
Izídio de Brito
Deixe seu Recado