Imprensa

23-Jan-2020 14:51
Religiosidade

Folia de Reis encerra o ciclo natalino com festa

“Festa da Chegada” foi realizada neste sábado, dia 4, pela Companhia de Santos Reis da Vila Formosa; desde novembro, o grupo visitou diversas casas, levando orações pelo nascimento do menino Jesus

2020, imprensa, Jônatas Rosa / Imprensa SMetal
Izidio de Brito participou do evento Jônatas Rosa / Imprensa SMetal
Uma das raras manifestações do gênero na região, a Companhia de Santos Reis da Vila Formosa realizou neste sábado, 4, a Festa da Chegada. A atividade religiosa aconteceu no Salão Comunitário Paranazinho, que fica na Vila Formosa, em Sorocaba. 

A cerimônia, que tem apresentação da história dos Reis Magos e músicas temáticas, reuniu 18 integrantes do grupo e diversos moradores do bairro, numa festa que aconteceu durante todo o sábado e terminou somente a noite.

Desde novembro, os integrantes do grupo, que é liderado por Dona Eva e seu José Coppi, visitaram diversas casas, levando orações pelo nascimento do menino Jesus. Para Dona Eva, é uma grande emoção poder realizar o evento mais um ano. “Temos diversas dificuldades, seja pela nossa idade ou na organização, mas quando vemos isso sendo realizado, só podemos sentir alegria no coração”.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) apoia todos os anos a realização do evento. Para o secretário de Organização do SMetal, Izidio de Brito, é importante participar das manifestações religiosas no município. “Sempre pautamos nosso trabalho além da fábrica e buscamos contribuir com a sociedade sorocabana como um todo. Dessa forma, fico muito feliz em apoiar e participar de uma festa tão bonita”.

Além do SMetal, A Companhia de Santos Reis da Vila Formosa tem apoio do Esporte Clube Paranazinho.

 

O grupo

A Folia de Santos Reis da Vila Formosa começou, na verdade, no Estado do Paraná. Foi lá que José Copi deu início à jornada da sua bandeira nos anos 60. Recém-chegado em Sorocaba, no final dos anos 80, Copi se encontrou com antigos reiseros vindos também do Paraná e de Minas. Em 1989 eles resolveram desenrolar a bandeira que representava a folia de Copi, no Paraná, e recomeçaram a andança.

Segundo a fé cristã-católica, a Folia de Reis representa a andança que os três Reis Magos, Gaspar, Baltazar e Belchior, para visitar o Menino Jesus. Avisados em sonho do nascimento de Jesus e guiados por uma estrela, os três reis partiram, cada qual do seu reinado, com destino a Belém, onde havia nascido o Messias.

 

Deixe seu Recado