Imprensa

04-Ago-2016 04:32

Governo municipal pune cidadão ao tratar saúde com descaso

Mais uma vez o atual governo dá mostra da péssima gestão que vem realizando. Mais uma vez, a população é punida pelo erros e descasos da administração municipal. 14 Unidades Básicas de Saúde tiveram o horário de atendimento reduzido, vão atender duas horas a menos todos os dias.  O Serviço de Assistência Médica Especializada (Same), o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e a Policlínica Municipal de Especialidades de Sorocaba também serão afetados.

Isso numa cidade que aplica cerca de 30% do orçamento na área da saúde e consegue, cada vez mais, piorar a oferta dos serviços públicos. Não por acaso, o governo foi alvo de duas CPI’s, uma conduzida por mim. Essas CPI’s revelaram graves desmandos, que acabou viram alvo da polícia, que aponta desvio de mais de R$ 6 milhões na Santa Casa.

Isso é mostra de uma administração que não tem compromisso com o social. Isso é mostra de governantes que não sabem o que é enfrentar filas nos hospitais, que levam meses para conseguir marcar uma consulta, que não tem leito quando precisam ser internadas. São pessoas que não pensam na mãe que precisa percorrer quilômetros e quilômetros para conseguir atendimento para seu filho.

É preciso mudar o conceito de atuação nas políticas públicas da saúde. Precisamos pensar na atenção primária, direcionamentos para investimento no Programa Estratégia Saúde da Família. Para se ter uma ideia, Sorocaba conta hoje com 44 dessas equipes e poderia ter, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 170 equipes.

Nesse contexto, cabe apontar a falta de recursos enviados e falta de desenvolvimento de políticas públicas por parte do Governo Estadual, que se soma a incapacidade da atual gestão municipal. Faz-se promessas que não irão cumprir e, como argumento falacioso, culpa a crise por todos os problemas absurdos que vemos atualmente. Como consequência, cada vez mais as pessoas desacreditam na política e nós, políticos honesto e que realmente trabalham pelo povo, acabam julgamos pelos desmandos deles.

Falta vontade política ao atual governo, falta vontade organizar a administração e se comprometer com a sociedade sorocabana. Desde o primeiro mandato, estamos denunciando a má gestão dos governos tucanos. Quem vive a realidade do caos na saúde em Sorocaba, sabe que a atual administração não tem nada mais que belos discursos e muito marketing.

Deixe seu Recado