Imprensa

02-Out-2017 15:50 - Atualizado em 03/10/2017 16:06
SOROCABA

Outubro Rosa oferece atendimento especial à Saúde da Mulher

,
bus
O Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização em relação aos cuidados que as mulheres devem ter com a própria saúde, destaca a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de Mama. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o primeiro mais frequente entre as mulheres, atingindo 22% da população feminina global a cada ano e causando 522 mil mortes anuais, conforme o Instituto Oncoguia, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Em Sorocaba, a atenção à saúde das mulheres contará com uma programação especial durante todo o mês, que envolvem o programa móvel Ônibus da Mulher e as Unidades Básicas de Saúde.

Ônibus Rosa

O Ônibus Rosa, programa municipal, oferecerá serviços especiais durante todo o mês em atenção ao Outubro Rosa, ofertando exames e orientação às mulheres sorocabanas.

No veículo, que conta com uma enfermeira e dois técnicos, são realizadas coletas de exame preventivo do câncer de colo de útero, o papanicolau; exame das mamas, ensinando o autoexame; pedidos de mamografia conforme indicação; planejamento familiar com encaminhamento para orientações; aconselhamento sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis; e testes de gravidez, entre outras ações e serviços.

As senhas são distribuídas diariamente às 7h45 no local em que estará o veículo. As mulheres interessadas precisam levar apenas RG, cartão do SUS e o cartão da UBS que frequentam. O Ônibus Rosa atenderá das 7h30 ao meio dia. Confira a programação para o Outubro Rosa em: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/agenda-rosa-outubro-2017.pdf

Atendimento nas UBSs

Também com o objetivo de incentivar o apoio às mulheres com câncer de mama, Sorocaba promoverá, através da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, um mês de eventos com ações visando à conscientização, dentro do movimento mundial Outubro Rosa. As Unidades Básicas de Saúde realizam inúmeras atividades e orientações para os usuários durante o mês da campanha.

Na primeira semana, do dia 2 ao 6, a UBS Barão proporciona orientações e a entrega de folhetos informativos sobre o câncer de mama às usuárias. Já na UBS do Sabiá, da Vila Fiore, do Mineirão e do Cerrado, as unidades organizam um mutirão no atendimento de papanicolau. Com foco em alimentação para prevenção do tratamento da doença, a UBS Vila Haro proporciona profissionais para transmitir as dicas alimentícias.

Por meio da curiosa medicina alternativa, a UBS Barcelona, no dia 6, oferece auriculoterapia e reiki para os pacientes do local. No São Guilherme a equipe promove um café da manhã e uma roda de conversa, também na sexta-feira.

Quem quiser participar das atividades dessa semana, basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde que o munícipe é usuário e se informar sobre a programação da localidade.

Deixe seu Recado